O natal está chegando, finalmente! Geralmente não sou animada com o natal, mas confesso que esse ano o espírito natalino me conquistou de jeito (até decorei minha estante)! Queria muito fazer alguma matéria especial de natal por aqui, mas como não me veio nenhuma ideia em específico, decidi responder uma Tag literária muito interessante chamada Natal Brasileiro. Ela foi criada pela Izabela Lopes do blog Brincando de Escritora. Vamos lá?
Então é Natal: Um livro que você não aguenta mais ouvir falar sobre.
Um livro que eu não aguento mais ouvir falar é Fallen (Laura Kate), não por estar enjoada ou cansada do mesmo, mas sim porque vai lançar o filme e muita gente está comentando sobre ele. Não quero pegar spoilers, mas também não pego logo para ler por falta de tempo hahahaha.

Amigo Oculto: Um livro que merece virar um presente.
Sem dúvida alguma O Pequeno Príncipe (Antoine De Saint-Exupéry), pois é uma obra muito cativante e com muitos ensinamentos para nos ensinar. O livro transmite um sentimento de “primeira vez” sempre que você for lê-lo, pois acaba interpretando um sentimento diferente da primeira vez. É um livro “coringa” como presente, sendo correspondente a todas as idades.

Inimigo Oculto: Um livro que você nunca daria de presente.
Definitivamente o livro Não sou esse tipo garota (Siobhan Vivian). Eu vou me expressar melhor na futura resenha, mas resumindo um pouco as coisas, a personagem principal me deixou extremamente irritada com ela, o que me faz não recomendar a leitura do dito-cujo.

Panetone: Um livro que você já tentou dar várias chances, mas nunca deu certo.
O livro Guerreiro Tigre (David Gibbins) foi uma luta desde 2012. Já não aguentava mais olhar para ele com o sentimento de “preciso terminar de ler” e nunca sair do lugar. Foi por isso que pratiquei o desapego e acabei trocando ele por um bem mais legal!

Papai Noel: Um livro que você ganhou de presente.
95% dos meus livros são presentes, já que eu ainda não me sustento e dependo muito das datas comemorativas para ganhar meus queridinhos, porém alguns acabam sendo mais especiais que outros. Eu escolhi para colocar aqui o livro Morte e vida de Charlie St. Cloud (Bem Sherwood), porque se não fosse por ele, talvez eu não tivesse começado nem a me interessar um pouquinho pela literatura de verdade. Foi um presente de uma grande amiga minha, Yoná, e eu sou muito agradecida por ele!

Uva-passa: Um livro que gera discórdia.
Livros de youtubers geram muita discórdia, principalmente da minha parte. Eu já disse várias vezes (e continuo repetindo) que não tenho absolutamente nada contra tipos de livros, afinal toda forma de leitura é bem vinda. Entretanto, me irrita muito quando um escritor passa anos de sua vida estudando para melhorar sua escrita, correr atrás de editoras (e receber vários ‘nãos’) enquanto que uma pessoa, só por ter alguns vídeos na internet, contrata alguém para escrever por ele e ainda vira o livro mais vendido do país. Sabe, a pessoa nem se deu o trabalho de escrever o próprio livro e tal, enquanto bons escritores, escritores de verdade, se sentem frustrados pela falta de oportunidade. É bem injusto isso. Enfim, essa é apenas minha opinião e tudo bem se você discordar de mim. (:

Ceia em Família: Um livro com uma família que você adoraria se convidar para uma festa natalina.
Estamos na época do natal e eu estou justamente no capítulo da ceia de natal do livro Harry Potter e a Ordem da Fênix (J.K. Rowling), então isso já responde a pergunta, hehe.

Especial de Fim de Ano: Um livro que você já sabia o que ia acontecer no final.
Vários livros se encaixam nessa questão, mas queria panfletar meu queridinho Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado De Assis), onde o próprio título já é um spoiler do livro todo!

Então é isso, espero que vocês tenham gostado da tag! Desejo para vocês um ótimo natal, que o papai Noel faça uma farta visita a todos vocês e que possam celebrar essa data com muito amor, alegria, paz e prosperidade! Feliz Natal e até semana que vem!

P.S.: Indico os blogs Entre Livros E Trânsitos e o Farol Cultural para respondê-la também! ♥

Deixe um comentário