Alô, alô... Planeta Terra chamando! Planeta Terra chamando!

Aposto que muitos de vocês já ouviram essa frase antes! Ela pertence a Lucas Silva e Silva, garoto de dez anos que contava seus diários de bordo em um gravador que havia ganhado de seu avô. Sim, estou falando da série O Mundo da Lua, exibida de 1991 a 1992 pela Tv Cultura, totalizando cinquenta e dois episódios.

Apesar de nessa época eu nem ser nascida ainda (pois é sou de 97) a série marcou minha infância da mesma forma, pois sempre está sendo exibida nos canais de televisão, onde atualmente é transmitida pela Tv Rá Tim Bum. Contudo, muito mais que isso, Mundo da Lua trás a magia de ser criança para nós, a vontade de criar e o poder do imaginar! É um clássico dos anos 90 que estourou o número de audiência e trata de assuntos que continuam atuais.


O seriado apresenta uma clássica família brasileira de classe média, como disse o ator Gianfrancesco Guarnieri, que interpretava o avô de Lucas, no programa Roda Viva em 1991, trazendo problemas de diferentes espécies e até o que pode surgir na mente de um menino. A série foi criada por Flávio de Souza (que também interpretava o tio de Lucas) e teve um elenco de peso como: Antônio Fagundes (pai), Laura Cardoso (Dona Lila), Mira Haar (mãe), Edson Celulari (São Jorge), dentre muitos outros.

Com todas essas informações você deve estar se perguntando “como eles estão hoje?” ou talvez “como foi gravada a série?”, “qual o mistério por trás do gravador?” ou ainda “de quem era a voz por trás do rádio da Rosa(Anna D’Lira)?”. Pois é, tantas perguntas, tantas curiosidades, agora todas respondidas com um gostinho de quero mais pelo documentário, disponibilizado essa semana no YouTube, Diário de Bordo de Uma Viagem à Infância, produzido por Vinicius Sobrido no seu TCC de Rádio e TV em 2014 na Universidade São Judas Tadeu.

É emocionante e nostálgico, com depoimentos marcantes do elenco, produtores e público, além de curiosidades e narrado pelo próprio Lucas Silva e Silva no futuro, digamos assim, com o ator que o interpretou na infância Luciano Amaral, que também participou do Castelo Rá Tim Bum como Pedro e atualmente é apresentador de um programa sobre vídeo games na PlayTv.


É muito prazeroso recordar a infância, uma época tão pura de nossas vidas, ainda mais agora que estou cursando Pedagogia! Espero que tenham gostado tanto quanto eu deste curta e não deixem de dar seu gostei no vídeo, caso tenha conta no YouTube, pois realmente merece! Até a próxima!

Deixe um comentário