Autor: Sun Tzu
Editora: Jardim Dos Livros
Páginas: 125
Gênero: Não-ficção; literatura internacional
Ano: 2006
ISBN: 9788560018000

Hoje trago para vocês a resenha de um livro que adquiriu um grande valor sentimental para mim! Para começar, se trata de uma compra na primeira feira literária da minha cidade, ocorrido em 2015. E em segundo por se tratar de um presente do meu melhor amigo! Mas é importante ressaltar que esses sentimentos não interferiram em nada em minha opinião sobre o livro ;)

Sun Tzu foi um general, estrategista e filosofo chinês no período antes de Cristo. Ele era bastante conhecido por vencer inúmeras guerras usando táticas extremamente incríveis. Escreveu-as em treze capítulos no livro “A Arte Da Guerra”, onde explica técnicas de batalha que podem fazer um exército singelo vencer uma quantidade inimaginável de inimigos, se seus ensinamentos forem seguidos à risca, obviamente.

Em seus ensinamentos ele explica sobre os tipos de terrenos que podem determinar logo de cara quem irá ter vantagem, ou até mesmo vencer, e quem não vai; o timbre de voz correto que você deve aplicar para se obter o respeito de seus soldados, ganhando uma posição correta de líder, dentre muitos outros. O foco principal é sempre analisar a situação em que se encontra em base nos cinco fatores fundamentais (caminho, tempo, terreno, liderança e regras) e comparar os dois lados da batalha, medindo suas forças e assim prever os possíveis resultados da mesma.

“A habilidade suprema não consiste em ganhar cem batalhas, mas sim em vencer o inimigo sem combater”.

Ao contrário do que muitos pensam, esses ensinamentos podem ser aplicados em atitudes do nosso cotidiano. Sim, elas podem! Trago como exemplo o meu amigo que me deu este livro que, após ler tal obra, começou aplicar suas táticas em jogos de rpg, jogos online e inclusive em seu trabalho, mudando completamente sua visão do mundo e tornando a vida algo um pouco mais fácil de se encarar.

Eu realmente achei incrível e recomendo para todos que necessitem de conselhos para vida. São muito interessantes tais ensinamentos, entretanto exige bastante reflexão sobre cada capítulo e total dedicação do leitor!

Deixe um comentário