Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 535
Gênero: infantojuvenil
Ano: 2000
ISBN: 9788532527875

É importante avisar que o texto abaixo contem spoiler do livro anterior.

    Harry Potter e o Cálice de Fogo é o quarto livro da série “Harry Potter”. Nesse volume temos a história cheia de mistérios e rebeldia do quarto ano do garoto em Hogwarts.
    Assombrado por constantes dores na cicatriz e pesadelos estranhos com Rabicho e uma criatura estranha junta a uma cobra, Harry consegue convencer aos tios de deixarem-no ir para casa dos Weasley – “a toca” – onde poderia embarcar para a final da quadricentésima vigésima segunda Copa Mundial de Quadribol entre Bulgária e Irlanda.
    Por lá encontra seus velhos amigos Rony e Hermione, e até conhece novos membros da família Weasley. Contudo, é fato afirmar que aquela noite algo não cheirava bem. Talvez fosse a elfo doméstica Winky, que amando do Sr. Crouch, estava guardando lugar sozinha junto ao camarote ou talvez fosse a Marca Negra que surge no céu, assustando até mesmo os Comensais da Morte que insistiam em atacar “os trouxas”.
    Após toda a confusão, os garotos embarcam para Hogwarts em busca de paz e tranquilidade, mas o que encontram é uma novidade totalmente revigorante: seria ano do Torneio Tribruxo!
    Como o nome já diz, o Torneio Tribuxo é uma competição entre três escolas, onde cada qual reconhece um campeão para que o Cálice de Fogo sorteie os campeões. Durante aquele ano ocorrem três tarefas muitíssimas perigosas – algumas até letais – e cabe aos campeões vencer todas e acumular o máximo de pontos. Porém, este ano está com novas regras, dentre elas que somente bruxos maiores de idade podem se candidatar a tal feito. Entram em cena os campeões: Cedrico Diggory (Hogwarts), Vítor Krum (Durmstrang) e Fleur Delacour (Beauxbatons). Contudo, o Cálice solta mais um nome, Harry Potter!
    Seria trapaça? Seria armação? Quem teria posto o nome do menino que sobreviveu no Cálice? Quem teria a audácia de colocar o nome de um menor de idade para enfrentar os maiores perigos no torneio?
    Pois é, este livro é fantástico. No momento ele se tornou o meu segundo favorito, perdendo apenas para Harry Potter e a Câmara Secreta. Ele é composto por diversos mistérios que estavam claramente óbvios na nossa cara, mas que a gente não consegue enxergar, pois Rowling (como sempre) nos leva a milhares de teorias completamente opostas a real.
    Para quem lê esperando que seja igual ao filme vai acabar se “decepcionando”, pois ele é completamente diferente da produção cinematográfica. Fiquei mais uma vez chateada por terem mudado tantas coisas no filme. Super-recomendo que leiam o livro para entenderem os mistérios não revelados no filme.
    O que mais gostei nesse livro é que os estudantes estão mais rebeldes com seus 14 anos. Mais maduros e sarcásticos, temos até uma briga entre os inseparáveis amigos. Amei também a forma de carinho do Sirius com o Harry. Dá para sentir os sentimentos do padrinho com o afilhado, o cuidado e o sentimento de proteção a todo o momento está ali presente, tendo que Sirius até contrariar Harry em busca de protegê-lo. No filme esse carinho não é retratado, é bem supérfluo e mais uma vez digo: leiam este livro.
    Essa resenha já está bem grande e sei que não falei nem metade do que eu gostaria, pois acredite, não é fácil retratar 535 páginas de pura ação e suspense de que tanto amamos. Para terem uma ideia gastei 22 marcadores adesivos nesse livro, sendo que a grande maioria foi para marcar parágrafos!
      Para todos os fãs que ainda não leram esse livro vai aí meu ultimo recado: embarquem, sem medo, no livro introdutório aos sentimentos e carinhos mais profundos que Harry viveu até o momento. A partir daqui tudo muda, tudo recomeça. A volta daquele que não deve ser nomeado trará grandes desafios e perigos. Cabe a Harry terminar o que ele mesmo começou!

4 Comentários

  1. Amo muito Harry Potter e eu não poderia escolher um dos livros como favorito da saga haha.
    Essa edição da capa branca é tão linda, adoro as ilustrações <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harry Potter é vida hehe, até hoje o meu favorito (em livro) é o Harry Potter e a Câmara Secreta, mas todos são extremamente perfeitos ^^ Verdade, são lindas e as ilustrações são muito perfeitas <3
      Obrigada por comentar :D

      Excluir