Bom dia! Hoje é dia 31 de Outubro, o dia mais aguardado por mim no ano! Vocês provavelmente já sabem que dia é hoje, mas caso não saiba, hoje é o dia das bruxas!! Por isso decidi fazer um ‘Por trás da estante’ especial Halloween, com dicas do que podemos fazer nesse dia e uma palhinha da data!
      O Halloween (ou como é conhecido aqui no Brasil, ‘o dia das bruxas’) surgiu em meados de 1745 e representada à véspera do dia de todos os santos, sendo assim o dia das bruxas.  A ideia de se fantasiar surgiu no século XIV e XV na França e pedir doces nas casas surgiu de um ritual na Idade Média, onde crianças pediam bolos (bolos de almas, como chamavam) em troca de orações aos parentes falecidos.
      A ideia de falar “doces ou travessuras” surgiu na Inglaterra, na briga entre católicos e protestantes, onde os protestantes batiam nas portas dos católicos exigindo alimentos ao qual eles diziam “trick or treat” (doces ou travessuras).
      Todos esses fatores foram unificados nos Estados Unidos pelos primeiros colonos. Reuniram a ideia da fantasia, do dia das bruxas, de pedir doces ou travessuras no dia 31 de Outubro – dia antecessor ao de todos os santos.
      Com isso vemos como o Halloween fora formado por diversos costumes aleatórios e geralmente é comemorado por países de língua inglesa, mas os destaques ficam com Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda.
      Mas é claro que “a festa dos mortos” é bem diferente do que ela era antigamente. Hoje em dia o Halloween é um evento cultural e também uma espécie de marketing das lojas. Uma curiosidade sobre o Halloween de hoje em dia é que nos Estados Unidos a uma competição nas fazendas de quem produzirá a maior abobora do ano/evento!
      Infelizmente essas tradições não funcionaram no nosso país, mas é claro que sempre rola aquelas festinhas de dia das bruxas e/ou muitas pessoas comemoram sozinhas em casa – assim como eu, kk – e por isso trouxe algumas dicas do que fazer nesse dia tão legal! Vamos lá?
            

 

      Para filmes eu trouxe alguns infantis (que são meus prediletos quando se trata de Halloween)! Para começar temos A Grande Abóbora, Charlie Brown; Coraline; Harry Potter; Hotel Transylvania; A Família Addams.
 

     Falar de Halloween e não citar Tim Burton seria uma grande ofensa! O cineasta consagrado é conhecido por seus filmes “macabros” e “obscuros”, geralmente com o parceiro Johnny Depp e sua esposa Helena Bonham Carter. As indicações são Sombras da Noite; Frankenweenie; A Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack.
 

      Claro que eu não poderia deixar de recomendar leituras! Trouxe hoje dois livros e dois gibis (que também são formas de leituras ^^). As indicações são: Harry Potter; Coraline; Turma da Mônica Jovem edição 63; Turma da Mônica Jovem edição 74.
      Uma ultima curiosidade é que as abóboras servem como lanternas para causar medo durante a noite. A uma hipótese de que esse costume venha de Portugal, pois é uma tradição ancestral do país. Pois é, esperam que tenham gostado desse post! Tenham um bom dia e Feliz Dia das Bruxas!!

      As informações desse post foram retiradas do site Wikipédia.

4 Comentários

  1. Amo! Assisti O Estranho Mundo de Jack para não passar esta data em branco hahaha
    Adorei a história e não sabia disso, ótimo post <3
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é lindo ♥ Adoro comemorar Halloween hehe
      Fico feliz que tenha gostado, de coração! ♥
      Beeijos

      Excluir
  2. Eu amo Halloween e acho uma pena ele não ser tão grandioso como nos EUA, mas eu acho que isso nunca vai mudar enquanto não tentarmos fazer nada, porque será de nós que essa moda pode começar a pegar também.
    Assisti filmes de terror nesse dia e não pude deixar de ver O Estranho Mundo de Jack ao lado do meu boneco que comprei em Itú!

    Beijos!
    Um Tanto Agridoce.
    www.1tantoagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halloween é uma das melhores datas, na minha opinião, hehe. Verdade, concordo com você, se pararmos para pensar aos poucos essa data fica mais importante a cada ano, talvez futuramente ela já tenha bastante porte aqui no país.
      O Estranho Mundo de Jack é muito genial ♥

      Beijos, obrigada por comentar!

      Excluir