Foto: Melissa Lapa - "Cosplay" Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 160
Gênero: Infantojuvenil
Ano: 2003
ISBN: 9788532516268

        Quando estamos sozinhos em casa, sempre temos um certo dedo para aventuras e exploração, certo? Ir dormir e sonhar com um mundo mágico, onde tudo seja diferente e inovador, um lugar onde você possa fazer tudo o que bem entendesse. Esse geralmente é o nosso maior sonho na infância, e até para alguns adultos, esse desejo ainda é presente.
        Coraline é uma garota como as outras. Gosta de se aventurar pelo jardim e viver uma grande aventura. Ela acabou de se mudar para um prédio antigo que fora divido em locações. No sótão e no porão vivem outros vizinhos, senhores de idade, que não batem bem com a cabeça e insistem em chamar a garota de Caroline – o que a irrita muito.
        Em um dia de chuva, sem a devida atenção dos pais e comidas extravagantes demais, Coraline decide explorar o próprio apartamento e acaba encontrando na sala que não deve ser tocada uma porta. Ao insistir para que a mãe abrisse a porta, a garota percebe que não há nada além de uma parede de tijolos – que segundo sua mãe, daria para o outro apartamento. Porém, após saírem, acabam deixando a porta destrancada.
        Naquela mesma noite, em quanto dormia, Coraline vê uma estranha sombra que desaparece subitamente na porta misteriosa. E como se não bastasse, a porta agora estava trancada! Atiçada pela curiosidade, no dia seguinte, após ficar sozinha em casa, ela consegue destrancar a porta e novamente há uma nova surpresa!
        Já não havia mais tijolos, apenas um túnel. Ao atravessar esse túnel/corredor, a menina encontra um apartamento parecido com o seu, onde a comida é melhor, os brinquedos são mais divertidos, os gatos falam e há outras pessoas que dizem serem seus “outros pais”. Mas um fato curioso é que essas pessoas têm botões negros costurados nos lugares que deveriam estar seus olhos.
        Sua “outra mãe”, inundada para que a garota receba todo seu amor, pede para que ela fique, mas para isso há uma condição: Coraline teria que trocar seus olhos por botões negros. Estava claríssimo que aquele lugar era complicado demais até mesmo para ela, algo tão mágico e diferente não poderia ser real. Mas e se ela não conseguisse mais voltar?!
        Vivendo o maior desafio de sua vida para explorar um lugar, Coraline terá que usar toda sua esperteza e aperfeiçoar cada dica que receberá para poder conseguir achar o que a prende ali e finalmente poder ir embora. Não será fácil e tudo está apenas começando!
        A história infantil (que com todo respeito e carinho, só se for filho de Tim Burton) tem uma pegada macabra e algumas metáforas psicológicas geniais e ao mesmo tempo assustadoras. O autor Neil Gaiman, conhecido pelo HQ de “Sandman”, já é bastante conhecido por “brincar” com a mente das pessoas através de suas histórias e “Coraline” não fica de fora!
        Não sei se realmente é um livro para crianças, contendo ilustrações assustadoras, mas é gostoso e cativante. Consegui lê-lo em apenas um único dia e realmente valeu a pena acrescentar ele no meu histórico de conhecimento.
        O livro também pode ser encontrado em Graphic Novel (história em quadrinhos) e também possui uma animação cinematográfica de mesmo nome (que pretendo assistir e contar para vocês o que achei).
        Eu li em pdf, caso alguém queira o arquivo também, basta mandar um e-mail para tulipaliteraria@outlook.com e/ou pedir pela nossa página do Facebook. Mas lembre-se que é sempre bom dar aquela forcinha para o autor, eu já fiz o meu pedido na livraria ;)

2 Comentários

  1. Heey, tudo bem?
    Eu adorei o a estética da sua resenha, dá muita vontade de ler só pela aparência haha. A resenha em si é ótima, parabéns!
    Eu quero muito ler esse livro, acho que vou comprá-lo em breve ^^.
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim e com você?
      Muito obrigada, fico muito feliz com essa informação hehe. Obrigada novamente!
      Leia sim, é um excelente livro ><
      Obrigada por comentar! Abraços!

      Excluir